domingo, 31 de maio de 2009

Um gestor democrático

A boa liderança pode ser um ótimo exemplo para indivíduos que desejam ser líderes. Esses liderados focalizam os aspectos fortes e significativos dos líderes enquanto esses não temem ser substituídos.
O bom líder procura se empenhar e desenvolver habilidades da sua equipe, identificar e comunicar valores e o potencial de cada um, possibilitando dessa forma uma motivação permanente.
A criatividade, o carisma e o comprometimento do líder atraem liderados que por sua vez tendo um líder comunicativo, competene e corajoso cria oportunidades de forma democrática para que as pessoas desenvolvam sua autoestima e confiem em si próprios, bem como seu espírito de equipe e colaboração e assim consigam de maneira eficiente aplicar sua prática em sala de aula.
Para obter sucesso, os líderes precisam ser capazes de criar um ambiente de possibilidades, lapider talentos, descobrir novos potenciais, ajudar a construir e alcançar objetivos, metas e resultados desejados fazendo com que cada um dê o melhor de si.
Portanto, tendo como líder um gestor democrático, as escolas trabalham de maneira integrada, os professores tendem a desenvolver autonomia, criam metodologias e estratégias juntamente com a comunidade escolar, assumindo desafios, sucessos e insucessos de forma que contribuam para uma boa aprendizagem de seu alunado.
Referência
GERIR, Salvador, v.9, n.33, p.13-45, set./out.2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário